Chegou a hora de comprar móveis para escritório? Não sabe por onde começar? Mesa em L, mesa reta, estação de trabalho, mesa delta, mesa plataforma, armários, gaveteiros… Ainda não sabe por onde começar? Um bom planejamento ajuda a evitar gastos desnecessários e ainda pode sobrar uma verba para fazer um upgrade na linha que você escolher.

Montando o check list de necessidades 

Separamos algumas dicas para te auxiliar a planejar melhor a compra dos seus móveis para escritório, escolhendo assim o que você realmente vai precisar.

1 – Comprar mesa para escritório

Verifique quantas pessoas irão trabalhar, para levantar a quantidade de mesa que será necessário comprar. Defina se prefere trabalhar em mesa reta ou mesa em L. Defina ainda se as mesas serão avulsas ou montadas em “estações de trabalho”. Chamamos de estações de trabalho quando as mesas são unidas, e várias pessoas trabalham juntas, a exemplo : estação de trabalho em X , mesa plataforma, estação de trabalho em U. Nesse ponto, já defina, por onde passará a fiação elétrica, de rede e de telefonia. Existem mesas que vem com calhas para passagem de fiação e também acessórios para conectar tomadas, usb ou RJ45.

2 – Mesa de reunião para escritório

Verifique se será necessário comprar uma mesa para reunião. E em caso afirmativo, definir aproximadamente, quantas pessoas irão se reunir, pois você tem a opção de comprar mesa de reunião redonda para 4 pessoas ou mesa de reunião retangular que cabem de 6 a 20 pessoas. Defina se precisa que esta mesa tenha tomada embutida no tampo ou se isso não será necessário. Existem mesas que vem com caixas de tomada e conectividade que se conectam tomadas , usb , rj e multimídia.

3 – Gavetas

Verifique se precisa de gavetas e também a quantidade de gavetas para cada pessoa. Com isso, você evita gastos desnecessários, caso compre móveis com gavetas que não são serão utilizadas.

4 – Armários para escritório

Verifique o que precisará ser guardado em armários e como será arquivado, para definir qual o melhor tipo de armário para comprar. Existem armários de escritório com prateleiras, que são ideais para guardar materiais de papelaria e também documentos arquivados em pastas A-Z ou pastas de elástico. Já se você precisa arquivar documentos em pastas suspensas, você pode comprar armários com suportes para pasta suspensa. Dessa forma, você consegue conjugar os dois: prateleiras e pastas suspensas no mesmo armário.  Outra opção, é comprar arquivos para pasta suspensa (disponíveis em aço ou em madeira para melhor combinar com as mesas do escritório). Os arquivos geralmente são de 2 ou 4 gavetas, porém todas as gavetas são para pasta suspensa.

5 – Móveis para escritório na recepção

Defina como será a recepção do seu escritório. Que tipo de móveis para escritório para recepção você precisa. A recepcionista irá atender em mesa de trabalho ou em um balcão de atendimento?

6 – Móvel para impressora

Defina quantas impressoras terá no escritório e onde é o melhor local para instalar. Caso várias pessoas utilizem a mesma impressora, escolha um local de fácil acesso para todas. Você precisará de um móvel para impressora. Recomendamos um armário baixo, pois na parte inferior você pode aproveitar para guardar as folhas para impressão.

7 – Aparador para café e água

Defina onde será o ambiente para café e água, afinal, não pode faltar um mesa de café para escritório. Monte um espaço para café que deixe as pessoas e clientes à vontade. Há vários móveis para escritório que podem lhe servir nesse espaço, mas você pode escolher um aparador para café com gavetas para aproveitar o espaço e guardar as cápsulas, adoçante e açúcar. Ou ainda escolher um armário com portas e também aproveitar o espaço interior.

8 – Persianas

Janelas – Levante a quantidade de janelas que precisarão de persianas. Nós amamos o sol, mas não dá para trabalhar com o sol invadindo nosso escritório né! De acordo com a sua necessidade e verba para investir você pode escolher entre as persianas: vertical, horizontal, painel, romana, e doble vision.  Dentre elas, a persiana vertical e horizontal tem o menor custo.  A persiana vertical geralmente em tecido, mas também é encontrada em laminas de alumínio ou PVC. A persiana horizontal é feita em lâminas de alumínio, facilitando a limpeza no escritório.

9 – Cadeira giratória para escritório

Defina a quantidade de cadeiras giratórias que será necessário. Lembre-se de escolher cadeiras de boa qualidade e que atendam as normas de ergonomia. Afinal, a qualidade e a ergonomia interferem diretamente na produtividade do usuário, além de evitar problemas de saúde e trabalhistas. Compre cadeiras de escritório de qualidade. Verifique se o produto possui laudo de ergonomia e certificado de conformidade da ABNT, bem como consulte o prazo de garantia.

10 – Cadeiras de atendimento

Defina a quantidade de cadeiras de atendimento (ou cadeiras fixas) que são as cadeiras que ficam na frente das mesas e que serão utilizadas pelos seus clientes. Importante escolher um modelo confortável, que pode ser com ou sem braços.

11 – Poltronas da recepção

Defina as poltronas da recepção. Você pode escolher colocar um sofá para escritório (são sofás ou sofanetes mais compactos e firmes) ou ainda, poltronas para recepção.

12 – Divisórias

Verifique se precisará colocar algum tipo de divisória para dividir e formar salas. As opções mais utilizadas são divisórias de Eucatex ou divisórias de drywall . Elas podem ser com ou sem vidro, e ainda com opções disponíveis no formato acústico (divisória que “abafa” o som do ambiente).

13 – Disposição dos móveis para escritório

Tenha em mãos um layout de disposição dos móveis. Isso é muito importante para evitar que compre móveis que não caibam no seu espaço.

14 – Decoração

E por último, mas não menos importante, escolha a decoração. Comprar móveis lindos e práticos e simplesmente colocar no escritório não dará aquele efeito. Para completar a decoração utilize um papel de parede de acordo com o perfil do seu negócio, ou ainda, opte pelo revestimento 3D que fica bem em qualquer ambiente. Assim, você deixa o ambiente de trabalho mais agradável e bonito.

Quer mais informações?

Comprar móveis para escritório, exige saber muita coisa antes de decidir. Se precisar de ajuda em qualquer um dos tópicos acima, contate nossa equipe de consultores especializada em móveis de escritório. Nossa equipe de projetos pode criar um projeto de móveis para você!!

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Priscilla P. de Almeida
Priscilla Almeida é advogada, projetista e administradora. Tem mais de 20 anos de experiência na área de móveis para escritório, desde elaboração de projetos à especificação e detalhamento de produtos. Compartilha aqui seu conhecimento de móveis e design. Apaixonada por design e inovação, alinha seu senso estético com boas referências para a linha de móveis para escritório.